Artigos Postado no dia: 16 dezembro, 2019

Conteúdo multiplataforma: o futuro do marketing jurídico

Conteúdo multiplataforma: o futuro do marketing jurídico

O marketing jurídico passou por muitas transformações nos últimos anos, e não vai parar por aí.
A ideia do advogado distante, inflexível, conservador, que fala um juridiquês que ninguém entende, está superada.
O conteúdo do futuro é multiplataforma, e a advocacia não será exceção a esta regra.
Confira a nossa análise sobre o futuro do inbound marketing, e entenda por que é importante que o marketing jurídico implemente esse tipo de estratégia.
 

A revolução do conteúdo

Até a década de 1990 e início dos anos 2000, a ideia de marketing estava mais associada à propaganda e táticas ostensivas de abordagem.
Isso foi mudando conforme percebeu-se que os consumidores estavam se cansando de marcas tentando vender para eles o tempo todo.
Além disso, com a ascensão da comunicação digital, da Internet e dos smartphones, nunca foi tão fácil produzir e encontrar conteúdo sobre qualquer tipo de assunto.
Nesta realidade, quem se sobressai é quem produz o melhor conteúdo.
O conteúdo é a nova porta de entrada pela qual o consumidor vai tomar conhecimento da existência de uma marca.
 

Inbound marketing: estratégia de ouro para advogados

Dificilmente se conquista a preferência do cliente moderno com as mesmas estratégias da publicidade e propaganda dos anos 90.
A melhor estratégia é se adaptar à nova realidade e fazer uso das ferramentas que ela oferece.
De que forma?

  • Encontrando o cliente onde ele está; e a partir dali;
  • Despertar nele o interesse para que venha até você .

Esse interesse é despertado por meio do oferecimento de conteúdo condizente com as necessidades do consumidor.
Assim nasceu o inbound marketing, o marketing que visa à atração de clientes com estratégias de “entrada” (fazer o cliente querer vir até você).
No marketing jurídico, o inbound marketing cai como uma luva, pois:

  • não faz propostas de venda – harmonizando-se, assim, com as diretrizes de publicidade da OAB, que proíbem a mercantilização da advocacia;
  • baseia-se no conteúdo – seguindo o caráter informativo que a publicidade advocatícia deve ter.
  • Cadastro de forma espontânea pelo cliente, autorizando futuros contatos inclusive dentro das normas da LGPD.

 

O conteúdo multiplataforma no marketing digital

Agora que você entendeu a importância do conteúdo no marketing digital moderno e no marketing jurídico, é importante entender que não estamos falando somente de conteúdo em seu conceito tradicional.

Não é somente o conteúdo escrito que converte usuários da Internet em clientes.

Muito pelo contrário!
Na Internet, a informação é consumida de diversas maneiras:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudio;

Inclusive, a informação também é assimilada naquilo que não é dito explicitamente.
Muitas das crenças, conceitos e mensagens que as marcas querem transmitir aos consumidores estão nas entrelinhas.
Elas também são muito importantes para conquistar a confiança do público.
 

Advogados também devem produzir conteúdo multiplataforma

No mundo jurídico, costumava haver uma resistência ao marketing digital e à adoção de estratégias consideradas “informais”.
A advocacia é vista como uma profissão pautada pela austeridade e conservadorismo.
Mas lembra-se do que dissemos sobre encontrar o consumidor onde ele está?
Isto também é importante na advocacia.
Além disso, como dissemos, a mensagem (“nas entrelinhas”) que o advogado transmite ao produzir conteúdo multiplataforma é a de que ele é acessível e que entende o comportamento do indivíduo moderno.
A ideia do advogado distante, que usa estratégias conservadoras, que fala um juridiquês que ninguém entende, não vende bem no mundo de hoje.
O mundo mudou. As demandas do consumidor também mudaram.
O advogado que não se adaptar não conseguirá atrair novos clientes – e sequer conseguirá compreender as causas que eles trouxerem.

Principais conteúdos multiplataforma para o futuro

Nós, da In Company, acreditamos que o conteúdo do futuro unirá o melhor dos mundos digital e físico.
A Internet facilitará os encontros, mas os encontros ainda se basearão em atributos personalíssimos, como a voz e a imagem, por meio de conteúdos como:

  • Vídeos pré-gravados distribuídos em diversas plataformas;
  • Transmissões de vídeo ao vivo;
  • Podcasts;
  • Textos escritos que também disponibilizem versão em áudio (para alcançar também as pessoas com deficiência visual, e para facilitar aos que não têm tempo para ler);
  • Imagens e infográficos, complementando o conteúdo textual;
  • Participações em canais de conteúdo (Youtube e plataformas de streaming);
  • Entre outros.

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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980
alexandre@incompanypr.com.br


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