Newsletters no segmento de saúde são uma excelente estratégia para alcançar diversos objetivos de uma vez só.
Nos últimos anos, a newsletter despontou como o futuro do jornalismo e do marketing. Não é à toa: o mercado está cada vez mais orientado para a curadoria e personalização. Aproveite esta oportunidade para fortalecer sua marca e conectar-se com seu público, levando conteúdo diretamente na caixa de e-mail ou canal do whatsapp e telegram do seu contato.
Neste artigo, você vai entender:
- Por que a newsletter teve um boom nos anos 2020;
- Por que a newsletter é, ao mesmo tempo, estratégia de jornalismo, branding e marketing digital;
- As funções que a newsletter desempenha dentro de uma estratégia de marketing para a saúde;
- Roteiro básico para usar newsletters no segmento de saúde.
Confira!
O boom das newsletters nos anos 2020
Nos últimos anos, as newsletters ganharam uma importância significativa na medida em que o jornalismo começou a se descentralizar dos grandes sites e meios impressos para o e-mail.
Em 2020, o jornal The New York Times publicou um artigo chamado “Jornalistas estão deixando o barulho da Internet e indo para a sua caixa de e-mail” (Journalists Are Leaving the Noisy Internet for Your Email Inbox).
Várias outras publicações especializadas em comunicação, tecnologia e marketing também anunciaram que o formato de conteúdo por e-mail seria o futuro da comunicação.
Plataformas de newsletters como Mailchimp e Substack tiveram um boom. Várias publicações passaram a adotar a newsletter como seu principal, ou único, canal de distribuição.
Uma das mais famosas newsletters de tecnologia e negócios, a The Hustle, é lida por mais de 1 milhão de assinantes por dia.
Newsletter é estratégia de marketing?
Como você conferiu no item anterior, a newsletter invadiu o jornalismo.
Será que newsletter também é uma ferramenta de marketing?
Com certeza!
A newsletter é uma ferramenta de comunicação que serve a propósitos de marketing. Aliás, é uma das principais estratégias de marketing de conteúdo.
Adotar a newsletter é uma excelente estratégia para alcançar diversos objetivos de uma vez só, pois a newsletter combina o melhor da comunicação, do branding e do marketing digital, como você vai perceber mais adiante neste artigo.
Por que enviar newsletters no segmento de saúde?
Agora que você entendeu a importância da newsletter no mundo de hoje, e dentro de uma estratégia de marketing, vamos entender por que a newsletter funciona tão bem no segmento da saúde.
Dentro de uma estratégia de marketing, a newsletter exerce diversos papéis simultaneamente, como:
- levar conteúdo para a caixa de e-mail da sua persona, educando-a sobre o seu segmento de atuação e fazendo-a perceber o valor das suas soluções;
- fortalecer a sua marca na mente da sua persona, marcando presença na caixa de e-mail dela e fazendo com que ela se lembre de você;
- dar start na segunda fase do funil de vendas: o meio do funil, dando seguimento ao fluxo de e-mails que continuará levando conteúdo até chegar ao fundo do funil;
- gerar dados sobre o interesse da sua persona (por exemplo: quantas pessoas abriram o e-mail, quantas clicaram no link que você disponibiliza na newsletter etc);
- desenvolver estratégias de exclusividade (por exemplo: oferecer conteúdos exclusivos, links de convites para eventos etc).
- nutrir e qualificar o conhecimento do seu lead sobre as soluções dos seus produtos e serviços.
O mercado está saturado de newsletters?
Apesar de todo o crescimento das newsletters, é difícil dizer que há uma saturação desse formato.
O motivo é simples: newsletter está ligada à ideia de curadoria e personalização. Cada usuário vai assinar e ler as newsletters que melhor se encaixam nos seus interesses e no seu estilo.
Por isso, quanto mais uma newsletter “conversar” com um público específico, amoldando-se aos seus interesses e necessidades, mais ela terá espaço no mercado.
No segmento de saúde, as newsletters que se destacam são as que funcionam como uma verdadeira “revista” de saúde e bem estar, com conteúdo sobre assuntos relacionados à saúde, não apenas diretamente, mas também assuntos correlatos.
Quanto mais a sua newsletter refletir a sua marca pessoal e levar conteúdo original e relevante para o seu nicho, mais ela pode se destacar entre o mar de informação que existe na Internet.
Roteiro básico para usar newsletters no segmento de saúde
- Defina suas soluções (serviços de saúde que você deseja vender)
- Defina seu público-alvo e sua persona (perfil médio do tipo de pessoa que você quer alcançar e transformar em sua paciente)
- Desenvolva a identidade visual e textual da sua newsletter de acordo com a sua identidade visual e o planejamento definido conforme os itens anteriores
- Defina a frequência de envio da newsletter
- Defina a pauta de conteúdo que será enviada na newsletter, de forma integrada ao seu plano de conteúdo do blog e redes sociais, mas também incluindo outros conteúdos (como, por exemplo, conteúdos institucionais e conteúdos exclusivos para os assinantes)
- Use um software de CRM para fazer o envio e gestão da newsletter de forma automatizada.
Naturalmente, esse é apenas um resumo bastante conciso das principais estratégias envolvidas na adoção de newsletters na saúde.
É importante lembrar que a newsletter não é uma ferramenta isolada dentro de uma estratégia de marketing. Ela deve estar conectada com sua estratégia maior de conteúdo, seu site, blog, redes sociais, eventos, sua marca e até mesmo suas estratégias de negócio e relacionamento com seus clientes.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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