Artigos Postado no dia: 9 fevereiro, 2022

Por que enviar newsletters no segmento da saúde?

Newsletters no segmento de saúde são uma excelente estratégia para alcançar diversos objetivos de uma vez só.

Nos últimos anos, a newsletter despontou como o futuro do jornalismo e do marketing. Não é à toa: o mercado está cada vez mais orientado para a curadoria e personalização. Aproveite esta oportunidade para fortalecer sua marca e conectar-se com seu público, levando conteúdo diretamente na caixa de e-mail ou canal do whatsapp e telegram do seu contato.

Neste artigo, você vai entender:

  • Por que a newsletter teve um boom nos anos 2020;
  • Por que a newsletter é, ao mesmo tempo, estratégia de jornalismo, branding e marketing digital;
  • As funções que a newsletter desempenha dentro de uma estratégia de marketing para a saúde;
  • Roteiro básico para usar newsletters no segmento de saúde.

Confira!

 

O boom das newsletters nos anos 2020

Nos últimos anos, as newsletters ganharam uma importância significativa na medida em que o jornalismo começou a se descentralizar dos grandes sites e meios impressos para o e-mail.

Em 2020, o jornal The New York Times publicou um artigo chamado “Jornalistas estão deixando o barulho da Internet e indo para a sua caixa de e-mail” (Journalists Are Leaving the Noisy Internet for Your Email Inbox). 

Várias outras publicações especializadas em comunicação, tecnologia e marketing também anunciaram que o formato de conteúdo por e-mail seria o futuro da comunicação.

Plataformas de newsletters como Mailchimp e Substack tiveram um boom. Várias publicações passaram a adotar a newsletter como seu principal, ou único, canal de distribuição.

Uma das mais famosas newsletters de tecnologia e negócios, a The Hustle, é lida por mais de 1 milhão de assinantes por dia.

 

Newsletter é estratégia de marketing?

Como você conferiu no item anterior, a newsletter invadiu o jornalismo.

Será que newsletter também é uma ferramenta de marketing?

Com certeza!

A newsletter é uma ferramenta de comunicação que serve a propósitos de marketing. Aliás, é uma das principais estratégias de marketing de conteúdo.

Adotar a newsletter é uma excelente estratégia para alcançar diversos objetivos de uma vez só, pois a newsletter combina o melhor da comunicação, do branding e do marketing digital, como você vai perceber mais adiante neste artigo.

 

Por que enviar newsletters no segmento de saúde?

Agora que você entendeu a importância da newsletter no mundo de hoje, e dentro de uma estratégia de marketing, vamos entender por que a newsletter funciona tão bem no segmento da saúde.

Dentro de uma estratégia de marketing, a newsletter exerce diversos papéis simultaneamente, como:

  • levar conteúdo para a caixa de e-mail da sua persona, educando-a sobre o seu segmento de atuação e fazendo-a perceber o valor das suas soluções;
  • fortalecer a sua marca na mente da sua persona, marcando presença na caixa de e-mail dela e fazendo com que ela se lembre de você;
  • dar start na segunda fase do funil de vendas: o meio do funil, dando seguimento ao fluxo de e-mails que continuará levando conteúdo até chegar ao fundo do funil;
  • gerar dados sobre o interesse da sua persona (por exemplo: quantas pessoas abriram o e-mail, quantas clicaram no link que você disponibiliza na newsletter etc);
  • desenvolver estratégias de exclusividade (por exemplo: oferecer conteúdos exclusivos, links de convites para eventos etc).
  • nutrir e qualificar o conhecimento do seu lead sobre as soluções dos seus produtos e serviços.

 

O mercado está saturado de newsletters?

Apesar de todo o crescimento das newsletters, é difícil dizer que há uma saturação desse formato.

O motivo é simples: newsletter está ligada à ideia de curadoria e personalização. Cada usuário vai assinar e ler as newsletters que melhor se encaixam nos seus interesses e no seu estilo.

Por isso, quanto mais uma newsletter “conversar” com um público específico, amoldando-se aos seus interesses e necessidades, mais ela terá espaço no mercado.

No segmento de saúde, as newsletters que se destacam são as que funcionam como uma verdadeira “revista” de saúde e bem estar, com conteúdo sobre assuntos relacionados à saúde, não apenas diretamente, mas também assuntos correlatos.

Quanto mais a sua newsletter refletir a sua marca pessoal e levar conteúdo original e relevante para o seu nicho, mais ela pode se destacar entre o mar de informação que existe na Internet.

 

Roteiro básico para usar newsletters no segmento de saúde

  1. Defina suas soluções (serviços de saúde que você deseja vender)
  2. Defina seu público-alvo e sua persona (perfil médio do tipo de pessoa que você quer alcançar e transformar em sua paciente)
  3. Desenvolva a identidade visual e textual da sua newsletter de acordo com a sua identidade visual e o planejamento definido conforme os itens anteriores
  4. Defina a frequência de envio da newsletter
  5. Defina a pauta de conteúdo que será enviada na newsletter, de forma integrada ao seu plano de conteúdo do blog e redes sociais, mas também incluindo outros conteúdos (como, por exemplo, conteúdos institucionais e conteúdos exclusivos para os assinantes)
  6. Use um software de CRM para fazer o envio e gestão da newsletter de forma automatizada.

Naturalmente, esse é apenas um resumo bastante conciso das principais estratégias envolvidas na adoção de newsletters na saúde.

É importante lembrar que a newsletter não é uma ferramenta isolada dentro de uma estratégia de marketing. Ela deve estar conectada com sua estratégia maior de conteúdo, seu site, blog, redes sociais, eventos, sua marca e até mesmo suas estratégias de negócio e relacionamento com seus clientes.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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