Artigos Postado no dia: 2 dezembro, 2021

Por que publicar e-books é importante no mercado da saúde?

Você, profissional da saúde, já pensou em escrever um livro? Considere também a ideia de produzir esse livro de forma digital e usá-lo dentro de uma estratégia de marketing para saúde.

O e-book não precisa ser longo ou esgotar um tema. Basta que ele seja um produto bem feito, bem diagramado, com uma leitura acessível que atenda às necessidades de alguém que quer aprender mais sobre determinado assunto na área da saúde.

Neste artigo, vamos entender como o e-book age dentro de uma estratégia de marketing voltada para o mercado da saúde.

Vamos tirar dúvidas como:

  • é melhor vender o e-book ou distribuí-lo de graça?
  • como um e-book gera leads?
  • e outras.

 

Acompanhe a leitura.

Os e-books enquanto estratégia de marketing

O e-book é um infoproduto, e como tal, é uma fonte de renda para muitos profissionais no segmento de negócios digitais.

Mas o e-book também pode ser parte de uma estratégia de marketing mais ampla.

No inbound marketing e no marketing de conteúdo, o e-book (assim como outros conteúdos) age como um meio para um fim: obter leads (contatos). Isso não significa uma precarização do conteúdo; muito pelo contrário: significa apostar na força do conteúdo para gerar autoridade e conquistar audiência  e contatos de pessoas que podem virar seu cliente por meio do conhecimento.

 

Por que publicar e-books é importante no marketing para saúde ?

O e-book pode ser o ponto de partida para iniciar um ciclo de relacionamento que irá desembocar em uma venda. Ele também serve para reforçar a autoridade de um profissional da saúde.

No mercado da saúde, confiança e autoridade são ativos essenciais, pois trata-se de serviços muito pessoais e sensíveis. É importante que o paciente confie na expertise do profissional.

Mas consolidar o seu nome no mercado pode levar anos. Naturalmente, o marketing não vai substituir a necessidade de fazer um trabalho bem feito para conquistar o respeito da comunidade. Mas ele pode ajudar a acelerar o processo de divulgação do seu conhecimento e autoridade na sua área de atuação.

Em vez de apenas esperar que o “boca a boca” cumpra esse papel, conteúdos como os e-books irão divulgar a sua expertise para mais gente (inclusive fora da região geográfica onde seu consultório está localizado), de forma mais rápida, e com baixo investimento.

 

E-books: vender ou distribuir de graça?

É possível obter renda com a venda de e-books. Mas geralmente, quando usado dentro de uma estratégia de marketing voltada para a obtenção de leads, o e-book é distribuído de forma gratuita. A única contrapartida requerida é o contato da pessoa que irá baixar o e-book (observando-se todas as limitações e diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados).

Disponibilizar o e-book sem cobrança de valores é uma maneira de maximizar as suas chances de ter mais pessoas baixando esse e-book e tornando-se leads.

No longo prazo, o custo do seu investimento na produção e disponibilização do e-book é coberto com os resultados atingidos no fim do ciclo de vendas.

 

Como o e-book gera leads no marketing para saúde ?

Quando uma pessoa consente em fornecer um endereço de e-mail ou telefone para poder baixar o seu e-book, ela pode consentir também em receber e-mails, whatsapp com suas novidades (nunca promoções ou ofertas, apenas conteúdo informativo!), ou receber uma newsletter.

Atenção: é fundamental solicitar esse consentimento e explicar de forma clara o que você fará com os dados que a pessoa te fornece. Essas são regras ditadas pela Lei n.º 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados).

Obtido o consentimento conforme os termos legais, inicia-se um ciclo que chamamos de “funil de vendas”.

No decorrer deste ciclo, você terá a chance de desenvolver um relacionamento com esta pessoa, alimentado pelos conteúdos que fornecerá a ela, sanando suas dúvidas e interesses.

Relacionamentos como estes são de extrema importância para a sua marca. Eles dão a chance de reforçar a identidade da sua marca e formar uma percepção dela na mente do indivíduo.

Como consequência, você terá:

  • uma marca melhor posicionada;
  • maior admiração e credibilidade;
  • maior poder de indicação;
  • chance de vender para esta pessoa.

 

Conclusão

O e-book como parte de uma estratégia maior de marketing para saúde serve basicamente a um propósito: gerar leads. Mas naturalmente, diversos outros ganhos são sentidos no decorrer deste processo, sobretudo os ganhos para sua marca, sua reputação, o tráfego no seu website (o que também ajuda no posicionamento no Google, pois o algoritmo do Google entenderá que seu site é relevante e o apresentará mais vezes nas buscas).

Não é raro que uma pessoa se interesse pelo seu serviço logo após ler seu e-book. Mas mesmo que isso não aconteça, não se trata de uma falha. Pelo contrário: os resultados do marketing para saúde são pensados para o médio e longo prazo. Assim, a oportunidade de conquista e fidelização do paciente é maior, pois você terá tempo para criar um vínculo de confiança com ele, gerando autoridade com seu conteúdo.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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