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04/07/2019 // Artigos

Marketing para a saúde: conheça as 2 principais tendências que se destacaram no primeiro semestre de 2019

Já estamos na metade de 2019, mas já é possível detectar 2 fortes tendências de marketing para a saúde. Elas não surgiram neste ano, mas se fortaleceram nos últimos 6 meses em razão do boom da tecnologia, que, curiosamente, tem trazido à tona conceitos como a simplicidade, minimalismo, bem estar e humanização.

Descubra quais são essas 2 tendências e veja como profissionais da área da saúde têm aplicado em suas ações de marketing digital!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Minimalismo e bem estar digital

Sem dúvidas, a busca pelo bem estar é o grande destaque de 2019, até agora.

Esta é uma tendência que tem ganhado força não só como estilo de vida, mas influenciando também áreas como design, moda, beleza, arquitetura, computação, marketing, e reinventando indústrias inteiras.

A revista Fast Company descreveu a especialista em organização pessoal Marie Kondo como “o futuro do marketing”, referindo-se aos seus conceitos minimalistas e ao método “tidying”, que prioriza a alegria e desencoraja o acúmulo. Os livros de Kondo estão entre os mais vendidos em todo o mundo.

Até mesmo as indústrias relacionadas ao bem estar e ao consumo consciente têm se beneficiado do sucesso das técnicas de Marie Kondo. Segundo pesquisas do NPD Group, as vendas de kit de limpezas de roupas usadas subiram em quase 80% em 2019, impulsionadas pelos adeptos do método “tidying”.

No relatório “Culture Next 2019”, do Spotify for Brands, a busca por um estilo de vida mais positivo e tranquilo foi apontado como a prioridade de indivíduos das gerações X (millennials) e Y.

E se engana quem pensa que bem estar e tecnologia estão dissociados. O relatório do Spotify destacou, por exemplo, o sucesso de apps de meditação entre jovens adultos, que buscam usar da tecnologia para obter maior bem estar.

Trazendo a preocupação com o bem estar para o mundo digital, surgiu o conceito de bem estar digital, que tem sido um dos maiores focos nos ramos de experiência do usuário (User Experience, ou UX), branding e marketing digital.

Para os profissionais da saúde, essa é uma tendência que harmoniza perfeitamente com o seu propósito de marca. Afinal, o objetivo maior desses profissionais também é promover a saúde e bem estar de seus pacientes.

Associação da identidade pessoal com a marca empresarial

Outra consequência da busca pelo bem estar e por uma vida com mais qualidade é a busca pela confiança e conexão com seres humanos.

Ferramentas como chatbots, sistemas automatizados e inteligência artificial hoje são vistas com maior naturalidade, mas há também uma preocupação em saber se há pessoas de verdade nas marcas divulgadas por essas ferramentas.

No marketing para a saúde, essa é uma tendência especialmente relevante para gerar confiança.

Os profissionais da saúde lidam diretamente com o bem mais precioso de um ser humano: a vida e a saúde.

Logo, um paciente precisa sentir-se seguro antes de confiar a sua vida e a sua saúde a alguém.

Associar a imagem pessoal à marca é uma maneira de mostrar aos pacientes que o profissional é, antes de tudo, um ser humano.

Médicos, dentistas, nutricionistas, educadores físicos, terapeutas e outros profissionais conquistam credibilidade ao criarem marcas humanizadas, inspirando uma identifiação real, não somente uma conexão de trabalho.

Também é uma forma de o profissional mostrar que leva seu trabalho a sério, colocando a sua própria imagem pessoal em jogo, e mostrando sua constante preocupação em se aperfeiçoar e oferecer um serviço de qualidade.

Veja, por exemplo, as postagens abaixo do nosso cliente Dr. Rodrigo Apolinário, médico pediatra:

 

Associar a sua marca pessoal ao seu trabalho é uma estratégia que deve ser executada com cuidado, com respeito às diretrizes éticas do Conselho Profissional de cada segmento, e respeito também às pessoas que serão expostas.

É importante contar com a assessoria de profissionais especializados no marketing para a saúde.

Na In Company, nós atendemos dentistas, médicos, clínicas, consultórios, hospitais, e diversos profissionais da saúde, tais como: fisioterapeutas, nutricionistas, estúdios de yoga e pilates, academias, coaches de saúde fitness e outros.

Estamos à disposição se desejar saber mais e para fazermos um plano para você sem compromisso!

Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse AQUI!

 


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980

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