Artigos Postado no dia: 19 setembro, 2019

Vale a pena prospectar clientes com coldmail?

Em tempos de inbound marketing, será que é possível obter resultados com a prospecção ativa por e-mail?
Neste texto, vamos falar sobre o que são os coldmails, analisar a eficiência dessa estratégia e os cuidados que precisam ser tomados.
Não perca esta leitura!

 
O que é coldmail?
O nome “coldmail” (ou “cold e-mail”) significa “e-mail frio”.
O adjetivo “frio” é usado como referência ao fato de não há um contato prévio.
Ou seja: um contato frio é um contato que não foi solicitado.
Essa técnica de prospecção se baseia em iniciar uma conversa com alguém que ainda não foi apresentado a você, ou não te procurou espontaneamente.
Nesses e-mails, a empresa geralmente explica o seu negócio e se oferece para fazer uma ligação ou outro tipo de contato.
Também há casos em que o primeiro e-mail já contém uma proposta de venda.
 
Coldmail versus inbound marketing
O coldmail é diferente dos e-mails enviados a partir de leads gerados em estratégias de inbound marketing (marketing de entrada).
Quando uma landing page, blog ou website gera leads,  o usuário está fornecendo o seu e-mail de forma espontânea.
Assim, ele concorda em receber seus e-mails.
Já o coldmail é uma estratégia de outbound marketing (marketing de saída).
Nela, a abordagem não acontece por pedido do usuário.
Por isso mesmo, o envio de coldmails requer cuidados diferentes.
 
5 cuidados para tomar ao enviar coldmails

  1. Use e-mails disponibilizados em fontes lícitas e confiáveis

Geralmente, o endereço de e-mail no envio de coldmail é aquele que encontramos no website ou cartão de visita da empresa.
Evite usar e-mails conseguidos de forma duvidosa ou antiética.

  1. Não compre listas de e-mails!

Comprar listas de e-mails é uma prática extremamente antiética e que vai gerar uma péssima reputação à sua empresa.
Além disso, quando a Lei Geral de Proteção de Dados entrar em vigor, em agosto de 2020, a repressão a esse tipo de conduta será ainda mais severa.

  1. Fale com a pessoa certa

O contato que você consegue pode não ser a melhor pessoa para apresentar o seu negócio.
Busque os tomadores de decisão ou o departamento da empresa que seja mais adequado para conversar.
Um bom começo pode ser enviar um e-mail curto perguntando pelo melhor contato.

  1. Seja breve e direto

Como é o seu primeiro contato com a empresa, é importante ser conciso.
O tempo das pessoas é valoroso.
Mostre que você respeita isso.

  1. Não tente enganar seu contato

Se respeitar o tempo alheio é a melhor maneira de iniciar um relacionamento, mentir é a pior.
Não use táticas enganosas, como dizer para a pessoa que vocês já haviam sido apresentados antes ou usar “Re:” no assunto do e-mail (para parecer que vocês já estavam trocando e-mails).
 
Prospectar clientes com coldmail dá resultado?
Os coldmails podem dar resultado, se forem enviados com todos os cuidados explicados no item anterior.
Porém, mesmo assim, é essencial investir em inbound marketing também.
Além de ter comprovada eficiência na geração de leads que se converterão em vendas, o inbound marketing cria ferramentas que podem ser cruciais para um processo de venda iniciado no outbound.
Após ser inicialmente abordado por uma empresa, a primeira reação de muitos clientes é procurar saber mais sobre ela.
É nessa hora que o cliente vai procurar pelo seu site, ler e avaliar o conteúdo do seu blog e assim formar uma opinião sobre a empresa.
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Alexandre de Souza Teixeira
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