Artigos Postado no dia: 3 novembro, 2020

Você sabe o que é marketing jurídico? Conheça os principais objetivos e estratégias

Muito tem se falado em marketing jurídico como estratégia de diferenciação e conquista de novos clientes. Mas você realmente sabe o que é marketing jurídico? No que ele é diferente do marketing convencional? Como ele traz dinheiro e clientes novos?

Este é um artigo direto e sincero no qual você vai encontrar respostas para estas perguntas.

Conheça os principais objetivos e estratégias do marketing jurídico e aprenda a transformar sua presença digital em uma máquina de vendas – sem ter nenhum problema com a OAB.

Entendendo o que é marketing jurídico

Se você, como todo advogado, gosta de conceitos e definições, fique atento ao conceito de marketing jurídico:

Marketing jurídico é um conjunto de estratégias de marketing executadas de acordo com as diretrizes do Conselho Federal da OAB, com o objetivo de alcançar novos públicos, posicionar marca e construir autoridade para advogados, escritórios de advocacia e empresas de serviços jurídicos.

O marketing jurídico parte dos mesmos princípios do marketing convencional: agir de forma estratégica para alcançar um resultado econômico.

Porém, sua execução não pode ser feita da mesma maneira que o marketing convencional, pois o Conselho Federal da OAB impõe regras para evitar a comercialização da advocacia e preservar a sua seriedade e dignidade (Provimento n.º 94/2000).

Estas regras influenciam diretamente na seleção e desenvolvimento das estratégias utilizadas em um plano de marketing jurídico, nas escolhas de texto, visual, plataformas e muitas outras.

 

Principais objetivos do marketing jurídico

Não é errado dizer que o marketing jurídico tem o objetivo de gerar vendas.

Porém, as vendas precisam ser uma consequência natural do marketing na advocacia. Afinal, não é permitido fazer ofertas de serviços jurídicos. É preciso percorrer outros caminhos para chegar ao fechamento de um negócio com um cliente que conhece o advogado por meio do marketing digital ou offline.

Por isso, os principais objetivos do marketing para advogados são:

  • Tornar-se conhecido;
  • Mais que isso: tornar-se referência em um assunto;
  • Construir autoridade e credibilidade;
  • Gerar leads qualificados.

Um lead qualificado é um contato que se encaixa no perfil buscado em uma estratégia de marketing, e que demonstra interesse no produto ou serviço.

Lembrando que, no marketing jurídico, não é permitido tentar vender diretamente um serviço jurídico. Por isso, o contato precisa demonstrar um interesse espontâneo.

E como conseguir isso?

O funil de vendas do marketing de entrada (inbound marketing) é a melhor alternativa, e precisa ser combinada com várias técnicas como o SEO, podendo ainda ser turbinada com ações paralelas de marketing de relacionamento e outras.

No próximo item, vamos destrinchar melhor essas estratégias e explicar cada uma delas.

Continue lendo!

As melhores estratégias de marketing jurídico – 2020 e 2021

A InCompany tem vários cases de sucesso de escritórios de advocacia de pequeno e médio porte que tiveram mais de 2.700% de retorno sobre o investimento em marketing em 12 meses.

De acordo com o que observamos em nossa experiência no ano de 2020, e já prevendo tendências para 2021, essas são as melhores técnicas e estratégias para serem usadas em uma estratégia de marketing para advogados e gerar resultados financeiros:

  1. Funil de vendas de inbound marketing

O inbound marketing é a peça principal em uma estratégia de marketing.

Ele é baseado em atração espontânea por meio de conteúdo e posicionamento digital. Seu poder de conversão e geração de resultados financeiros já foi provado diversas vezes, principalmente se executado dentro de um funil de vendas, com ações e conteúdos específicos para cada etapa do funil: topo, meio e fundo.

  1. Marketing de conteúdo (blogs, redes sociais)

“Content is king” (“o conteúdo é rei”) não é uma das máximas do marketing digital e da comunicação moderna à toa.

O conteúdo atrai, converte e fideliza. Além disso, por ter natureza informativa, é perfeito para a publicidade advocatícia nos termos que a OAB determina.

Logo, o marketing de conteúdo jurídico é um combo poderoso, que reúne: ética e obediência às diretrizes da OAB + poder de conversão em vendas

  1. SEO (Search Engine Optimization)

O SEO consiste em ajustar e otimizar textos para que eles tenham melhor performance em buscas no Google.

É um conjunto de técnicas formuladas por especialistas com base no estudo dos algoritmos do Google.

  1. Marketing de relacionamento (networking)

O relacionamento também é marketing, pois pode ser uma forma de promoção pessoal.

Tática antiga, mas que nunca falha, pois aposta no poder da conexão humana.

Acima, falei das principais estratégias ligadas ao marketing jurídico digital. Mas para resumir e ter uma ideia do todo, após 15 anos de experiência atuando nesta área, acredito nas seguintes estratégias para o Marketing Jurídico: 8 grandes estratégias e mais de 50 ações, tais como: Criação de identidade/branding, mkt de relacionamento, sites, apps, publicações, assessoria de imprensa digital, marketing digital e inbound marketing.

Esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas sobre marketing jurídico. Se tiver mais alguma, entre em contato e espero te ajudar.

 

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Até a próxima e um abraço.


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br


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