Artigos Postado no dia: 18 fevereiro, 2021

Marketing jurídico no Clubhouse: conheça as oportunidades de posicionamento para advogados

Você está no Clubhouse? Está em dúvida se deve usar essa rede social como advogado ou apenas ter um perfil pessoal normal? Esse artigo pode te ajudar a se decidir.

O Clubhouse traz oportunidades de networking e produção de conteúdo, oferecendo grandes oportunidades para advogados, desde que entendam o propósito da rede e saibam se posicionar segundo as diretrizes da OAB.

Confira a nossa análise!

Clubhouse: o que é e por que usar

O Clubhouse é uma rede social baseada em salas de conversas de áudio. Qualquer usuário pode criar uma sala com qualquer nome, para debater qualquer assunto com outras pessoas, mesmo que elas não sejam suas seguidoras.

Dessa forma, a rede traz ótimas oportunidades de networking e produção de conteúdo.

Mesmo que as salas do Clubhouse se assemelhem mais a “salas de bate papo” do que a conteúdos produzidos para marketing, não podemos deixar de enxergá-las como recursos para marketing de conteúdo.

Afinal, o conteúdo é o grande foco do Clubhouse – seu feed inicial é composto de uma grande exposição de salas divididas por assuntos, na qual cada usuário “entra na sala” do tema pelo qual se interessa.

 

Oportunidades para marketing jurídico no Clubhouse

Assim como a In Company já havia analisado no final de 2020, os conteúdos em áudio continuariam em alta. Além dos podcasts, temos agora o Clubhouse para provar isto.

Para os advogados, é uma chance de fazer seu nome e seu trabalho chegarem a mais pessoas.

Como consequência, é possível direcionar tráfego para seu site e blog (confira aqui o nosso artigo sobre a importância de ter um site ou blog próprio em vez de apoiar-se somente na popularidade de outros sites). Isso pode ser feito no seu perfil ou durante a sua participação em salas.

Afinal, no Clubhouse não há oportunidade de colher dados e gerar leads. Mas nem por isso faltam oportunidades de marketing que podem gerar novos negócios.

A maior delas, com certeza, é a construção de posicionamento digital.

Ao ter um perfil na rede, participar de salas como speaker (falante) ou moderador, você cresce a sua marca pessoal e alcança mais pessoas. Assim, o público irá conhecer a sua experiência e conhecimento sobre as áreas em que atua, vendo você como uma autoridade no assunto.

 

Marketing jurídico conforme as diretrizes da OAB

Os recentes posicionamentos da OAB e dos Tribunais de Ética têm seguido a linha de que os conteúdos digitais podem compor uma estratégia de marketing jurídico, desde que

  • sejam produzidos em tom condizente com a dignidade e sobriedade da advocacia;
  • “o acesso ao respectivo conteúdo depende de uma iniciativa do usuário, que deve ativamente optar por ter acesso à informação disponibilizada”.  (TED OAB/SP, Processo E-5.342/2019)

Inclusive, o processo TED acima citado dizia respeito à possibilidade de advogados participarem de podcasts.

Naturalmente, o Clubhouse não é uma plataforma de podcasts, mas guarda uma enorme semelhança: o foco no conteúdo de áudio. Parece muito um programa de rádio ao vivo onde você pode participar.

Sendo assim, é perfeitamente possível usar o Clubhouse como plataforma para marketing de relacionamento e marketing de conteúdo para advogados, desde que sejam obedecidas as diretrizes da publicidade advocatícia.

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Até a próxima e um abraço.


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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