Artigos Postado no dia: 3 fevereiro, 2022

Marketing Médico: 7 dicas para conseguir tráfego para seu site e redes sociais

Conseguir tráfego para um site ou para o perfil nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok) é o objetivo de praticamente toda campanha de marketing digital. Afinal, o site ou perfil nas redes sociais são a porta de entrada para um contato que poderá resultar em vendas, e outros objetivos do marketing, como o respeito profissional, fortalecimento da marca, autoridade, reputação, entre outros.

O que um médico pode fazer para conseguir tráfego?

Neste artigo, você vai conferir 7 dicas preciosas de como conseguir tráfego no marketing médico, conforme as práticas permitidas pelo CRM que mais geram resultados nesse segmento.

 

Dica n.º 1 para conseguir tráfego: use o modo profissional dos perfis das redes sociais

Praticamente todas as redes sociais oferecem perfis “business”. Esses perfis oferecem funcionalidades especiais para empresas e outras contas comerciais.

Como isso ajuda o médico a conseguir tráfego nas redes sociais?

  • Aumenta as chances de ter seu perfil sugerido aos usuários de uma rede social, como indicação para seguir;
  • Oferece mais ferramentas para conteúdo de marca e ferramentas para anúncios-impulsos, que ajudarão mais pessoas a descobrirem sua página;
  • Oferece métricas/insights sobre as suas visualizações, engajamento etc, que ajudam a aperfeiçoar a estratégia para aumentar o tráfego.

 

Dica n.º 2 para conseguir tráfego: interaja com perfis afins e perfis de interesse do seu público

É importante se inserir nos segmentos onde o seu público alvo vai estar. Seguir, curtir publicações, comentar, compartilhar conteúdos — tudo isso são formas de posicionar a sua marca nos locais mais propícios para ser visto, ser encontrado, despertar interesse e curiosidade, comunicar seus valores.

Naturalmente, é importante ter um planejamento e contar com uma assessoria especializada para entender quais interações são boas para a sua estratégia, tanto do ponto de vista da sua imagem e marca, quanto do ponto de vista ético (conforme as diretrizes do Código de Ética Médica) e legal (Lei de Direitos Autorais, Lei de Proteção de Dados etc).

Como isso ajuda o médico a conseguir tráfego nas redes sociais?

  • Aumenta sua visibilidade;
  • Mostra para os usuários da rede social e também para os algoritmos que você tem um perfil ativo;
  • Comunica aos demais usuários da rede social que você atua em um determinado segmento de mercado, mesmo sem precisar indicar isso diretamente;
  • Ensina ao algoritmo que o seu perfil guarda alguma relação, aumentando suas chances de ter seu perfil sugerido aos usuários de uma rede social, como indicação para seguir.

 

Dica n.º 3: tenha uma estratégia de conteúdo integrada entre site e redes sociais

Nas dicas anteriores, você aprendeu algumas estratégias para gerar tráfego para seus perfis nas redes sociais.

Mas é importante não concentrar todo o seu tráfego nos seus perfis nas redes sociais. Afinal, rede social não é sua casa. É casa de terceiro. Seu perfil é apenas uma “sala alugada”.

O seu site médico concentrará um tráfego que apresenta potencial muito maior, pois pode gerar dados e iniciar um funil de vendas. (Se você ainda não sabe o que é o conceito do funil de vendas no marketing médico, clique aqui para ler nosso artigo sobre isso)

Construa uma estratégia integrada, em que você possa aproveitar a audiência alcançada nas redes sociais e direcioná-la para seu site, e vice-versa.

Essa estratégia pode incluir: divulgação de novo blog post ou novo e-book na rede social (inserir links na bio ou nos Stories), entre várias outras ações.

Como isso ajuda o médico a conseguir tráfego?

  • Aproveita a visibilidade alcançada na rede social para gerar leads para o seu site médico próprio;
  • Aproveita o tráfego do site alcançado pelo Google para conseguir seguidores nas redes sociais.

 

Dica n.º 4 para conseguir tráfego: invista em desenvolvimento web

Desenvolvimento web é mais importante para conseguir tráfego do que você imagina.

É importante ter uma boa hospedagem, construir seu site em uma boa plataforma, ter plugins adequados, não carregar demais o site, não ter links quebrados — em resumo: ter um site com qualidade técnica.

Como isso ajuda o médico a conseguir tráfego para seu site?

  • Aumenta as chances de o Google apresentar seu site nas buscas (pois os robôs do Google “lêem” as informações de desenvolvimento do seu site, e evitam indicar sites antigos, mal construídos etc).

 

Dica n.º 5: publique no seu blog pelo menos 1 vez por semana

A constância na produção de conteúdo é essencial para ajudar a conseguir tráfego.

Postar aleatoriamente não surtirá os mesmos efeitos que você conseguirá se executar uma estratégia com planejamento e frequência.

Como isso ajuda o médico a conseguir tráfego para seu site?

  • Mostra ao algoritmo do Google que seu site é constantemente atualizado, o que melhora a chance de ranqueamento;
  • Mostra ao algoritmo do Google que seu site é uma fonte de conteúdo atual e relevante;
  • Gera mais oportunidades de ser encontrado no Google (quanto mais conteúdos, mais temas e mais palavras-chave você terá para aparecer nas buscas);
  • Gera mais oportunidades de conquistar diferentes tipos de pacientes (quanto mais serviços você oferece, mais blog posts podem ajudar a divulgá-los).

 

Dica n.º 6 para conseguir tráfego: faça do SEO o seu foco

SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de técnicas voltadas para posicionar sites e blogs no Google. Essas técnicas são constantemente atualizadas, pois o Google também reformula constantemente os seus algoritmos.

É extremamente importante que o SEO seja aplicado a cada detalhe do seu site: página inicial, landing pages, blog posts, tanto na construção das páginas quanto no conteúdo que é exposto ao usuário.

Como isso ajuda o médico a conseguir tráfego para seu site?

  • Aumenta as chances de ter seu site bem ranqueado no Google.

 

Dica n.º 7 para conseguir tráfego: use o Google Ads

Por fim, uma estratégia paga também pode ajudar, sobretudo se for combinada com outras estratégias de tráfego orgânico.

O Google Ads traz a possibilidade de posicionar anúncios do seu site no topo do Google.

O Google é a maior vitrine da Internet, logo, ter um lugar de destaque nela certamente ajuda a gerar visitantes para seu site.

Como isso ajuda o médico a conseguir tráfego para seu site?

  • Aumenta as chances de ser encontrado por usuários que fazem buscas no Google.

 

Para conseguir tráfego, é preciso se preparar e criar as oportunidades perfeitas para ser encontrado

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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