Artigos Postado no dia: 2 abril, 2019

O que é marketing de contexto e por que você precisa aplicá-lo na sua estratégia de marketing digital

Foi-se o tempo em que marketing significava atirar para todos os lados. Esse tipo de estratégia é ineficiente, cara e tem maiores chances de causar rejeição.
O marketing de contexto propõe uma nova abordagem, mais específica e certeira, com melhor posicionamento da marca e maior respeito ao cliente.
Entenda o conceito e os objetivos do marketing de contexto, e veja como ele e o marketing digital podem ser grandes aliados um do outro.

O que é marketing de contexto
O marketing de contexto, ou marketing contextual, é na verdade uma maneira de enxergar o marketing.
O marketing tradicional ensinava os 4 P’s: produto, preço, praça (local) e promoção (divulgação).
Mas, na hora de planejar cada um desses P’s, dificilmente se levava em consideração o contexto específico em que cada produto teria maiores chances de prosperar e alcançar o público certo, na hora certa.
Na prática, o marketing acabava se resumindo ao ato de divulgar produtos ou serviços em quaisquer ocasiões, alcançando a maior audiência possível.
Com isso, muitos recursos humanos e financeiros eram desperdiçados, pois eram empregados de forma descontextualizada, sem mirar o público que a marca realmente queria (ou deveria querer) alcançar, sem se inserir nas situações mais propícias.
Hoje, o que se propõe é uma abordagem mais contextual do marketing, pois já se percebeu que dessa forma as ações são mais eficientes.
A avaliação do produto, preço, praça e promoção ainda são importantes, mas precisam ser analisados sob uma nova ótica, mais específica e estratégica.
Seja no marketing digital ou nas estratégias offline, é importante que, no planejamento das ações de marketing, sejam analisados fatores como:

  • O público que se deseja alcançar (faixa etária, localidade, profissão, gênero, gostos, e quaisquer outros dados que demonstrem a propensão do público a querer ou precisar do produto ou serviço);
  • Personificar este público por meio da persona – personagem ícone que irá representar o estilo de vida, problemas e a pessoa que compra os produtos e serviços das empresas.
  • As plataformas utilizadas;
  • O timing (momento) certo de executar a ação.

Vantagens do marketing de contexto
Como dissemos, o marketing de contexto oferece melhores resultados porque faz um uso mais inteligente dos espaços e oportunidades.
Assim, as chances de alcançar o cliente certo são maiores.
E não é só o alcance que acontece de forma mais eficiente: o marketing contextual também tem melhores resultados na hora de cativar o cliente, iniciar um relacionamento entre ele e a marca.
Isto se explica pelo fato de este ser um marketing menos invasivo, mais certeiro; assim, menor é a chance de rejeição, pois maior é a possibilidade de estar oferecendo o produto certo, na hora certa, para a pessoa certa e do jeito certo.
Quando se leva em consideração o contexto da presença do cliente em um determinado site, são menores os riscos de incomodar um cliente com um anúncio de um produto que ele não quer.
Assim, o marketing de contexto é uma abordagem altamente eficiente para qualquer estratégia de marketing – principalmente o marketing digital.
Como o marketing digital auxilia o marketing de contexto
O marketing de contexto, como já dissemos, não se aplica somente às estratégias digitais.
Porém, não podemos ignorar o fato de que as ferramentas digitais são suas grandes aliadas.
Por meio de softwares, mecanismos de métricas de redes sociais, e outros recursos digitais, é possível obter dados sobre as necessidades e o perfil do público, na medida em que o próprio público acessa determinados conteúdos e consente em fornecer esses dados.
Isto possibilita entender em que fase da relação de consumo o cliente está, entre as etapas do funil de vendas.
Com base nisso, seleciona-se as melhores alternativas para posicionar seu produto ou serviço perante esse cliente.
Entre as alternativas possíveis, podemos citar:

  • Inbound marketing (conteúdo em sites, blogs, redes sociais, plataformas de vídeo etc);
  • Mídia programática;
  • E-mail marketing;
  • E-books;
  • Newsletter;
  • Entre outras.

Agora que você já entendeu o significado e os objetivos do marketing de contexto, com certeza deve estar pensando se a estratégia de marketing digital da sua empresa está tendo essa abordagem.
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