Artigos Postado no dia: 22 março, 2022

O que um escritório de advocacia pequeno ou médio deveriam ter em seu plano de marketing jurídico?

Um escritório de advocacia pequeno ou médio é definido a partir do contexto em que está inserido. Depende da cidade de localização, número de advogados, faturamento, segmento do Direito, qualificação dos serviços, entre outros fatores. Mas independentemente do porte e expressividade do escritório no mercado, ele sempre pode crescer em relacionamento, posicionamento de marca, números, reputação e autoridade. A ferramenta para conseguir isto é o marketing jurídico!

Se o seu escritório de advocacia é um escritório pequeno ou médio, você também pode desenvolver um plano de marketing jurídico, mesmo com orçamento baixo ou médio. Preparamos esse artigo com algumas estratégias fundamentais que você deve observar para dar esses primeiros passos! Acompanhe.

 

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O que um escritório de advocacia pequeno ou médio deve buscar com marketing jurídico

Naturalmente, o conceito de escritório de advocacia pequeno, médio ou grande pode variar conforme o contexto. Em uma cidade do tamanho de São Paulo, por exemplo, um escritório de advocacia com 20 advogados é um escritório pequeno. Em uma cidade no interior de um Estado, esse mesmo escritório poderia ser considerado grande. Não estamos falando sob o ponto de vista do faturamento, para fins de enquadramento tributário, mas sim, da percepção do escritório e da sua expressividade em comparação com os seus concorrentes.

Para um escritório de advocacia pequeno ou médio que deseja aumentar sua receita e seu reconhecimento, o marketing jurídico é uma estratégia acessível e relativamente barata.

O marketing jurídico, sobretudo no marketing digital, ajuda a atingir objetivos como:

  • melhorar o posicionamento do seu escritório na mente do público;
  • aumentar e melhorar a sua reputação;
  • fazer as pessoas perceberem quais as soluções jurídicas nas quais seu escritório se destaca;
  • fazer o site do escritório indexar bem no Google;
  • atrair mais pessoas para conhecerem seu escritório e convertê-las em clientes.

Nos próximos itens deste artigo, você vai conhecer algumas ações práticas para um escritório de advocacia pequeno ou médio começar a executar uma estratégia de marketing jurídico.

 

Tríade estratégica do marketing jurídico: DESIGN, TECNOLOGIA e LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO

Existem 3 elementos que precisam estar equilibrados em uma estratégia de marketing jurídico:

  • Design;
  • Tecnologia;
  • Logística de Distribuição de Conteúdo.

Se você quiser começar a sua estratégia agora, pode começar pensando nesta tríade e como você vai executá-la. Se qualquer dos pontos deste tripé for mal executado, pode prejudicar os demais.

Entenda como desenvolver os 3 pontos dessa tríade estratégica:

  1. Invista no design e branding da parte institucional: logomarca do escritório, design da apresentação institucional do escritório, materiais digitais de apoio (apresentação, modelos de propostas, design dos e-mails etc) etc. Lembre-se sempre de adequar essas apresentações tanto para o formato mobile (celular) e desktop (computador).

 

  1. Modelagem e programação do site: ter um site jurídico adequado ao marketing jurídico é fundamental, pois você precisa de tecnologia que ofereça segurança aos dados, navegabilidade, uma boa experiência ao usuário, capacidade de hospedagem para todos os seus conteúdos, e boas funcionalidades para te ajudar a ranquear bem no Google. É possível obter tudo isso sem gastar muito. Basta escolher uma boa plataforma e hospedagem. Na hora de desenvolver o website, é importante destrinchar suas soluções jurídicas em diversas páginas, usando um planejamento de palavras-chave para cada uma delas, e usando de SEO em cada página e também nos blog posts.

 

  1. Distribuição de conteúdouse seu site jurídico como “boca de funil” para atrair pessoas, leitores. Esses leitores poderão se tornar clientes no futuro, ao passar pelas etapas do funil (leia mais sobre o conceito de funil de vendas clicando aqui). Por isso, é imprescindível criar uma logística de distribuição dos conteúdos jurídicos informativos que você produzir. Essa logística pode incluir conteúdos escritos publicados em formato de blog. Existem também os conteúdos audiovisuais, ou somente de áudio. Essas são estratégias de um plano de marketing jurídico mais intermediário. Para um plano inicial, um escritório de advocacia pequeno ou médio pode focar em produzir conteúdos escritos, distribuídos por diversos canais, mas de preferência sempre priorizando o blog post hospedado no seu site. Até mesmo as redes sociais podem ser usadas para direcionar pessoas para lerem conteúdos completos no seu site.

 

Plano de mídia com estratégias pagas (PUBLICIDADE ATIVA)

O Google e as redes sociais oferecem diversas estratégias de tráfego pago, dentre as quais destacamos:

  • impulsionamento de posts no Facebook, Twitter, Instagram;
  • compra de palavras-chave no Google (Google Ads).

Essas estratégias são permitidas pela OAB, conforme os termos do Provimento n. 205/2021, desde que sejam usadas as regras dos provedores, sem uso de recursos ilícitos “por fora”.

O tráfego pago é uma forma lícita de “acelerar” o seu processo de ranqueamento e de ganhar visibilidade nas redes sociais e no Google.

Os investimentos requeridos não são muito altos. Logo, o plano de mídia com estratégias pagas mostra-se como uma boa alternativa para escritórios pequenos ou médios estimularem um maior crescimento da sua marca e seu site, alcançando mais pessoas.

 

Relacionamento com contatos da sua base de dados

Por fim, não podemos nos esquecer do marketing de relacionamento.

O foco do marketing jurídico é usar de conteúdos para estimular ações espontâneas por parte dos potenciais clientes, evitando assim a oferta direta de serviços (o que é proibido pela OAB). Porém, o marketing não envolve apenas ações unilaterais para atrair pessoas! O relacionamento com as pessoas que entram na sua base de dados é de extrema importância. Por se tratar de um relacionamento gerado por iniciativa do cliente, ele é permitido pela OAB.

Quando uma pessoa chega ao site do seu escritório, ela pode fazer um cadastro para receber newsletters, baixar conteúdos, ou fazer parte de uma lista de transmissão (WhatsApp, Telegram, etc). A partir daí, você tem a oportunidade de relacionar-se com esta pessoa por meio do envio de conteúdos e depois ir estreitando o relacionamento, por meio de:

  • envio de conteúdos mais aprofundados e especializados;
  • envio de conteúdos exclusivos;
  • convite para eventos;
  • entre outras ações.

. A esta conduta, damos o nome de “nutrição e qualificação de leads”.

A nutrição e qualificação vale até mesmo para ex clientes, clientes inativos, ou pessoas que não expressaram nenhum interesse em serviços jurídicos no momento. A partir do relacionamento, você vai reforçar a imagem do seu escritório na mente daquela pessoa, aumentar a admiração, e assim, potencializar a tendência desta pessoa de te contratar quando precisar de algo. Ou, ainda, o marketing de relacionamento pode aumentar as chances de que essa pessoa indique os seus serviços jurídicos a outras.

 

Observações gerais para um escritório de advocacia pequeno ou médio que quer começar ou melhorar no marketing jurídico

Neste artigo, você conferiu algumas alternativas relativamente práticas e de baixo investimento para um escritório pequeno ou médio dar seus primeiros passos no marketing jurídico digital.

Naturalmente, quanto mais você puder investir nelas, e quanto mais profissionais especializados puder envolver, melhor será a sua performance. Se você puder incluir um software de CRM (Customer Relationship Management, ou “gestão de relacionamento com o cliente”), melhor ainda. Este já é um nível mais avançado da estratégia.

Mas não fique ansioso para executar todas as estratégias de uma vez só. O marketing jurídico alcança seus melhores resultados no médio e longo prazo, dentro de 1 a 2 anos da execução da estratégia, embora ações como o tráfego pago possam acelerar o processo.

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Até a próxima e um abraço.

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 17 anos.

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alexandre@incompanypr.com.br

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