Artigos Postado no dia: 27 novembro, 2019

Planejamento de marketing 2020: tendências e checklist para levar seu marketing ao próximo nível

Seja qual for o seu negócio, seu sucesso em 2020 dependerá bastante do seu marketing.

Mas, para um marketing eficiente em 2020, é preciso começar agora!

2019 está acabando, mas ainda há tempo para traçar a sua estratégia para o próximo ano.

Preparamos um conteúdo especial com tudo que você precisa saber sobre o que pode ser aproveitado de 2019, o que será tendência em 2020, e como começar agora mesmo a planejar suas ações!

Não perca essa leitura!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Balanço de marketing 2019: por que a mensuração é fundamental

“O que não é medido, não pode ser gerenciado.”

A máxima de Robert Kaplan e David Norton, criadores da metodologia Balanced Scorecard, bastante aplicada em planejamento estratégico de negócios, também vale para o marketing.

Se sua empresa já vinha executando alguma estratégia de marketing, seja offline ou digital, outbound ou inbound, o primeiro passo é analisar o que deu certo e o que não deu.

Mas, caso não tenha sido executada nenhuma ação de marketing, ou caso não tenham sido colhidos dados, não tem problema: 2020 será o ano para isso!

Acerte suas prioridades para 2020

Em uma era na qual os consumidores são cada vez mais informados e exigentes, e em que os bens de produção estão cada vez mais acessíveis, os negócios que mais se destacarão serão aqueles que aliarem a qualidade do produto ou serviço a um forte senso de propósito que esteja bem comunicado, por meio de uma estratégia de branding e marketing coerente e bem posicionada.

Marketing não se resume a propaganda e divulgação.

Marketing também envolve:

  • associar-se com os valores certos;
  • falar com público certo;
  • educar o público sobre o valor do seu produto ou serviço;
  • construir credibilidade e autoridade perante o público.

Além disso, marketing não é só marketing digital.

Inclusive, o marketing em 2020 trará os mundos offline e online cada vez mais conectados.

Confira no próximo item!

O que vai estar em alta no marketing em 2020

Pelas tendências observadas até agora, é possível prever que as melhores estratégias de marketing para 2020 serão as que apostarem em:

Relacionamento

Usar o marketing digital para aproximar pessoas, inclusive construindo pontes para uma interação offline.

Consumidores têm necessidades sanadas por produtos ou serviços, mas fecham negócios com pessoas.

Para isso, precisam conhecer e confiar na marca e entender que ela é feita por pessoas, e para pessoas.

O relacionamento entre marca e consumidor é a chave de tudo, e será um dos focos do marketing em 2020.

Conteúdo visual e auditivo

A imagem e voz estarão com tudo em 2020.

Como dissemos no item anterior, a tendência é a criação de laços mais humanizados entre marca e consumidor.

Informação confiável e relevante

Alicerçadas, principalmente, nas pautas políticas, as fake news e falsas acusações foram destaque em 2019.

A desconfiança dos cidadãos tem crescido em relação a tudo.

Com o marketing, não é diferente.

Por isso, o inbound marketing e marketing de conteúdo seguirão desempenhando um papel fundamental em 2020, em relação à disseminação de conteúdo sério e transparente, ganhando a confiança dos consumidores.

Automação de processos

Nos 3 itens anteriores, falamos de tendências ligadas à humanização do marketing.

Mas nem por isso as estratégias automatizadas perderão espaço!

A automação terá como papel dar suporte às ações que envolvem contato pessoal e personalização de conteúdo.

Ou seja: o ideal é delegar para softwares e assistentes inteligentes (inteligência artificial) todas as ações que puderem ser impulsionadas conforme um fluxo automático, deixando para os seres humanos apenas as que realmente requererem atributos exclusivamente humanos, como empatia, criatividade e pensamento estratégico.

Proteção de dados

Em agosto de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrará em vigor no Brasil e trará uma revolução na forma como empresas e indivíduos lidam com dados de terceiros.

As disposições da LGPD têm especial importância no marketing digital, área em que se lida com dados pessoais de usuários da Internet, e-mail, e informações sobre o comportamento do usuário na Internet (cookies).

As empresas que não se adequarem à LGPD estarão sujeitas a multas e outras penalidades, como a exclusão dos dados.

Além de prejudicarem a estratégia de mensuração de dados, essas penalidades podem afetar a credibilidade da empresa perante o consumidor.

Checklist de planejamento de marketing para 2020

Está pronto para iniciar seu planejamento e levar o marketing do seu negócio para o próximo nível, no que ano que vem?

Então vamos começar agora.

Confira as principais ações para um branding e marketing eficientes em 2020:

  • Planejamento de marca (identidade visual, missão, visão, valores, identificação do público alvo etc);
  • Website e landing page, com indexação ao Google e SEO;
  • Criação de perfil em redes sociais;
  • Configuração de Google Analytics;
  • Estratégia de conteúdo conforme etapas do funil de vendas (blog posts, vídeos, newsletters etc);
  • Plano de pauta com conteúdos relevantes para a persona dos seus produtos e serviços;
  • Implementar estratégias de Inbound marketing e outbound marketing de forma integrada.
  • Posicionamento do conteúdo com links patrocinados (nos casos em que for permitido);
  • Planejamento de assessoria de imprensa digital em blogs e ações de comunicação offline;
  • Automatização de conteúdo nas etapas do funil;
  • Tratamento dos leads para qualificação;
  • Treinamento da equipe de vendas para receber os leads qualificados;
  • Pós-venda com inbound marketing;
  • Mensuração de dados para aperfeiçoamento do processo.

Atenção: essa é uma lista simplificada que resume, de forma linear, uma estratégia de marketing.

Na prática, cada negócio requererá um plano diferente.

Além disso, há várias outras ferramentas que podem ser incorporadas para maximizar a eficiência de cada ação descrita em nossa lista.

Procure profissionais especializados para levar seu marketing para o próximo nível em 2020!

Ainda dá tempo!

A In Company tem mais de 14 anos de experiência com o desenvolvimento e execução de projetos de marketing, contando com uma equipe especializada em marketing geral, marketing para a saúde, marketing jurídico, e muito mais.

Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer por você em 2020!

 

Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980


Artigos Relacionados