Artigos Postado no dia: 10 novembro, 2020

Você deseja que seu escritório seja mais virtual? Confira estratégias de marketing jurídico para um escritório digital

Por que mais advogados estão adotando um escritório de advocacia virtual? Ou tornando seus escritórios mais digitais? Essa tendência ganhou força durante a pandemia. Aliada ao marketing jurídico, o escritório de advocacia virtual traz possibilidades de negócios que uma presença somente física não consegue.

Se o modelo de escritório tradicional funciona para você, não é preciso abandoná-lo. Mas que tal expandir suas chances de conseguir clientes e fechar negócios sem a barreira de atendimento físio/presencial?

Venha entender mais como o marketing jurídico pode ajudar o seu escritório a se tronar mais virtual.

O que é um escritório de advocacia virtual?

Escritórios de advocacia virtuais são uma forma de trabalho que envolve:

  • atendimentos online (chats e videoconferências);
  • ausência de escritório físico (aluguel de salas ou coworkings quando há necessidade de reunião ou ato presencial);
  • ausência de documentos e arquivos físicos (tudo é feito de forma digital e arquivado na nuvem, podendo ser usada tecnologia blockchain, assinaturas eletrônicas e outras ferramentas digitais).

Escritório de advocacia virtual: a realidade que o mundo passou a aceitar na pandemia

Os escritórios virtuais não são uma novidade.

No entanto, esse tipo de advocacia ainda era visto com descrédito por algumas pessoas. Ou, ainda, alguns advogados queriam migrar para esse tipo de trabalho, mas tinham receio.

Após a pandemia, que forçou a digitalização para suprir distanciamento físico, iniciativas mais virtuais passaram a ser a norma, ganhando maior aceitação.

Hoje, muitos advogados vêem os benefícios de ter um escritório digital, como:

  • praticidade;
  • redução de custos com estrutura física;
  • possibilidade de atender clientes de outras cidades, Estados e até outros países;
  • conforto e conciliação com a vida doméstica e familiar.

 

Devo migrar para um escritório de advocacia virtual?

Apesar de os escritórios de advocacia virtuais estarem crescendo bastante, eles não significam o fim da advocacia tradicional.

Se você tem um escritório físico, faz atendimentos presenciais, se esse modelo tradicional te agrada e funciona bem para você, não há nenhum problema em continuar.

Porém, é importante estar atento para essa nova tendência e para as possibilidades que ela traz.

Seu escritório não precisa ser 100% virtual, mas ele pode ser mais virtual.

Uma boa maneira de potencializar isto é por meio do marketing jurídico.

 

Estratégias de marketing jurídico para um escritório de advocacia virtual

Para quem adota o escritório de advocacia virtual, o marketing digital é fundamental. Assim como a Internet é a sua casa, ela é também a sua vitrine.

E para quem deseja que seu escritório seja mais virtual, o marketing jurídico também pode se beneficiar de estratégias digitais.

As primeiras e mais importantes são o website e o blog jurídico.

Ter uma presença virtual estabelecida e postar conteúdo frequentemente são maneiras de “existir” na Internet e atrair um fluxo de contatos que depois vão se transformar em clientes.

Se você ainda não tem um site jurídico, recomendamos a leitura do artigo Roteiro para criar um site para advogados adequado ao marketing jurídico digital.

Para trazer tráfego para seu site e consolidar a sua autoridade com segurança para seu conteúdo, seu blog deve estar vinculado ao seu site. Além disso, deve ser alimentado constantemente.

Os conteúdos devem ser planejados conforme:

Com um site jurídico e uma estratégia de conteúdo bem planejada e implementada, seu escritório fica mais virtual.

Assim, você alcança uma base de clientes que jamais conseguiria se dependesse apenas do escritório físico e da publicidade boca a boca.

Complemente sua estratégia de marketing jurídico com:

  • uma newsletter jurídica;
  • presença em redes sociais como Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn;
  • automação de leads com inbound marketing;
  • uma equipe de marketing que colha e analise as suas métricas digitais.

Se você deseja que seu escritório seja mais virtual, esperamos que tenha gostado desse artigo.

Você conheceu aqui as principais técnicas e estratégias para alcançar mais clientes com marketing digital e marketing jurídico, dentro das diretrizes éticas da OAB.

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Até a próxima e um abraço.


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

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