Artigos Postado no dia: 23 fevereiro, 2021

Dicas para produção de conteúdo no marketing jurídico – Aprenda a planejar a sua estratégia e técnicas de redação para marketing de conteúdo jurídico

A matéria prima do marketing de conteúdo jurídico é a mesma da advocacia e dos serviços jurídicos: o conhecimento, ou expertise. Neste artigo, vamos falar sobre como esse conhecimento é formatado e planejado para alcançar pessoas, usando técnicas de produção de conteúdo, redação e inbound marketing jurídico.

Temos dicas preciosas para nortear a sua produção de conteúdo escrito, mas que também pode ser usada para produção de vídeos (Youtube, Reels, IGTV, lives), conteúdos de áudio (podcasts, Clubhouse) e muito mais. E o melhor: tudo pensado para a sua realidade da advocacia.

Confira!

Prefere conteúdo em vídeo? Acesse esse conteúdo clicando aqui

 

A relevância e os resultados do marketing de conteúdo jurídico

O conhecimento jurídico é o principal vetor de amostragem do trabalho de um advogado no inbound marketing jurídico, ou seja, o “marketing de entrada”, voltado para o encontro do cliente no momento em que ele busca por conhecimento.

Uma estratégia de marketing jurídico se apoia na expertise do advogado e estrutura a logística de distribuição desse conhecimento para gerar autoridade.

Dessa forma, o advogado se tornará referência para o usuário da Internet que procura por assuntos relacionados à sua área de atuação.

 

Escolhendo os melhores temas

Pois bem, você já compreendeu que a disseminação de conhecimento por meio do conteúdo é a base de uma estratégia de marketing jurídico.

Mas como escolher sobre o que você vai falar?

Para fazer essa escolha, você precisa fazer um planejamento de conteúdo.

Nós falamos sobre isso nos artigos:

É essencial escolher temas que sejam relevantes para a sua persona e que estejam relacionados com as soluções jurídicas que você oferece.

Não adianta escrever só sobre o que você gosta. É preciso entender e formatar este conteúdo de forma estratégica para alcançar o público que você deseja.

 

Produzindo conteúdo jurídico: formato e consistência

O formato e a frequência de publicação dos conteúdos é tão importante quanto a escolha dos temas certos no marketing jurídico.

Esses fatores podem ser determinantes no seu posicionamento no Google, aumentando ou diminuindo as suas chances de ser encontrado.

Confira algumas técnicas e dicas para seus conteúdos:

  • Procure postar entre 1 a 3 vezes por semana;
  • Um conteúdo que tenha entre 800 a 1000 palavras (cerca de 2 páginas) costuma ranquear bem e é suficiente para explicar um assunto;
  • Evite gerúndios e redundâncias;
  • Use uma linguagem jornalística, objetiva e simples;
  • Evite blocos de texto muito longos. Desmembre o seu conteúdo em mais parágrafos para dar fluidez ao texto e tornar a leitura visualmente agradável;
  • Use títulos e subtítulos criativos. Uma boa técnica é a de perguntas e respostas, pois é mais atraente para o leitor e tem grandes chances de ranqueamento no Google, já que muitas pessoas digitam perguntas na barra de busca do Google;
  • Sempre priorize conteúdo inédito em vez de republicações (repost);
  • Use negritos nas ideias chave do texto. Lembre-se que a maioria das pessoas lê no smartphone ou apenas “passa os olhos” pelo texto, por isso é importante destacar ideias e palavras chave.

 

Conteúdo de marketing jurídico NÃO é artigo jurídico!

Um dos erros mais comuns de todo advogado que se inicia no marketing jurídico é escrever para seu site e blog da mesma forma como ele escreve um artigo que irá enviar para uma publicação especializada em Direito.

Entenda que um artigo de marketing jurídico para seu blog não é a mesma coisa que um artigo jurídico!

Um conteúdo feito para marketing jurídico tem um teor mais jornalístico do que jurídico.

Se você produzir um conteúdo de marketing jurídico da mesma forma que produz uma petição, um artigo para uma revista acadêmica, ou para um portal especializado em Direito, vai matar a sua estratégia!

 

Diferenças do artigo de marketing para o artigo jurídico ou acadêmico

Em vez de normas da ABNT, o artigo de marketing jurídico segue normas de escaneabilidade.

Em vez de notas de rodapé, ele usa hyperlinks.

Em vez de “juridiquês”, jargões da profissão, letra da lei e expressões em latim, ele usa linguagem acessível, palavras-chave e formatação para SEO.

Em vez de citação de doutrinas e jurisprudências alinhadas a 4cm da margem, ele insere as citações no texto. De preferência, acrescenta explicações com linguagem simplificada, mostrando como esse entendimento se reflete no dia a dia do cliente.

 

Marketing de conteúdo jurídico: observações finais

Pela sua experiência atendendo clientes, você já conhece as dores, necessidades e desejos dos seus clientes. Você já tem uma noção de como eles buscam por essas soluções, quais palavras usam, quais crenças nutrem (erradas ou corretas).

Esse conhecimento te ajudará a se posicionar como o advogado certo para seu público.

É extremamente importante vincular sua estratégia de conteúdo com suas redes sociais, “puxando” as pessoas para lerem os conteúdos no seu blog e usando outras técnicas de inbound marketing também.

Conte com a In Company para te auxiliar nisso!

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Até a próxima e um abraço.


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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